sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pólo Naval: Tarso Genro anuncia projetos para estimular a expansão.


O governador do Estado, Tarso Genro, visitou, na manhã desta quarta, 16, as instalações do Estaleiro Rio Grande, localizado na área do Superporto rio-grandino.

Ele chegou ao local por volta das 10h e antes de conhecer sua estrutura reuniu-se com a diretoria da Ecovix, empresa da Engevix responsável pela construção dos oito cascos de plataformas FPSOs para o Pré-Sal, e representantes da Petrobras.

Na reunião, a empresa apresentou seus projetos ao governador, que falou de sua intenção de criar todas as condições possíveis para a consolidação e expansão do Polo Naval do Rio Grande.

Destacando que o Polo Naval rio-grandino é considerado prioridade estratégica em seu governo por sua importância para o desenvolvimento da Metade Sul, do Estado e do País, Tarso Genro anunciou algumas medidas que está adotando para estimulá-lo. Relatou já ter enviado a Assembleia Legislativa (AL) projeto de lei para criar estrutura institucional receptiva, indutora e programadora das ações que o governo quer desenvolver para dar sustentabilidade ao Polo Naval. Também disse ter enviado a AL outro projeto que cria condições para as micro e pequenas empresas usufruírem deste processo.

"Estamos preparados para criar qualquer indução que favoreça a presença de empresas novas em torno do Polo Naval. Também estamos iniciando um trabalho, que faremos com a autoridade portuária e a Prefeitura, para, a médio prazo, termos um plano diretor do Polo Naval, visando a dar facilidades às empresas que aqui quiserem se instalar", observou o governador. Outras ações foram anunciadas por Tarso, como acordos com universidades e escolas técnicas para oferta de cursos de qualificação de mão-de-obra. Tarso Genro disse que sua visita objetivou demonstrar a Petrobras, Engevix e demais empresas do Polo Naval que elas têm todo acolhimento do governo e sua equipe com relação às questões do polo.

O presidente da Ecovix, Gerson Almada, falou que a demonstração de apoio do governador é de fundamental importância. "Não podemos fazer um empreendimento deste porte fechados. Temos muitas pessoas envolvidas e capital", salientou Almada, acrescentando que as medidas anunciadas mostram o comprometimento do governo com o projeto.


Por Carmem Ziebell
Foto: Deyver Dias

Fonte: Jornal Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário