quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Concursos devem oferecer mais de 100 mil vagas em 2013

Especialista dá dicas para quem está interessado em disputar uma vaga. 

Todos os anos, funcionários do serviço público se aposentam, e para contratar outras pessoas para o lugar deles são feitos concursos. A boa notícia é que 2013 deve ser muito bom para quem está de olho em uma vaga.

Especialistas no setor dizem que devem ser abertas vagas em bancos, na área da saúde, da educação e de direito. Para concorrer a uma delas é bom se apressar e se preparar bastante.

Os candidatos estudam oito horas de estudo por dia. Todos os dias, sem fim de semana, feriado, festas ou baladas. Há dez meses, Raquel Aparecida de Faria se dedica completamente aos estudos. A advogada de 27 anos chegou a trabalhar por dois anos e meio na profissão, até que decidiu prestar concurso público para Defensoria Pública. “Preferi dedicação exclusiva justamente para diminuir o tempo de estudo para conseguir uma eventual aprovação”, declara.

Estão previstas aberturas de vagas pra Polícia Federal, Banco Central, Ministério da Educação, Anvisa, Ministério da Fazenda. Quanto maior o salário, mais tempo de preparação, mas é preciso estudar no mínimo seis meses. “Para os concursos mais difíceis, o ideal é estudar oito horas por dia, pelo menos 300 dias no ano e ter muita persistência”, alerta Luiz Flávio Gomes, especialista em concursos.

O especialista dá algumas dicas para quem está interessado em tentar uma vaga em repartição pública:

- Ler o edital inteiro, com calma.
- Saber tudo o que vai cair no programa.
- Estudar todos os pontos.
- Memorizar o conteúdo por repetição.
- Fazer constantes revisões de tudo.
- Estar sempre atualizado, principalmente sobre as mudanças em leis.

Quem não tem condições de parar de trabalhar, também tem chance de passar. Só vai precisar de mais paciência e dedicação. “Quem trabalha, nosso conselho é quatro horas de estudo por dia. Faz um curso de três horas, por exemplo, e mais uma hora de revisão. Quem não tem condições de fazer um curso, aconselhamos então que pegue pelo menos um bom material atualizado e tente esgotar este material. Porém, dê uma olhada nas provas anteriores, para perceber qual é a tendência daquela banca”, orienta Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário