segunda-feira, 26 de setembro de 2011

MAGISTÉRIO ESTADUAL


Educação-RS prepara concurso para 10 mil vagas em outubro
Quem deseja ingressar no magistério do Estado do Rio Grande do Sul já pode intensificar os estudos, pois o novo concurso para a Secretaria Estadual de Educação está previsto para a primeira quinzena de outubro. Serão oferecidas 10 mil vagas, distribuídas por cargos dos níveis médio (normal) e superior (diversas áreas). A secretária-adjunta da pasta, Maria Eulália Nascimento, espera que as contratações comecem logo no início de 2012. Existe a possibilidade de que um múmero maior de oportunidades sejam abertas devido à grande carência de profissionais.
A Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), instituição estadual, é a organizadora da seleção. Os organizadores estão em processo de finalização do edital e do cronograma para iniciar a fase de inscrições. O concurso atenderá todo o estado, mas a candidatura será feita por coordenadorias regionais, pois a Secretaria de Educação é descentralizada em 30 coordenadorias. De acordo com o plano de carreiras, o professor não ingressa com 40 horas semanais, mas com 20 horas. A validade da seleção será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
O concurso será composto por prova específica na área de especialização, ou seja,
cada candidato fará outro exame, na área de conhecimento em que sua disciplina se enquadra. Serão dois momentos: no primeiro, o professor vai fazer a avaliação em determinada área, respondendo a questões de todas as disciplinas que abrangem essa área. E após, ele fará uma prova na matéria específica para qual está habilitado, tendo, portanto, dois exames e duas classificações na mesma seleção, podendo ser chamado para atuar na área ou para atuar na disciplina.
Última seleção - No último concurso, feito em 2005, a validade não foi prorrogada. À época, foram oferecidas 5.896 vagas para o cargo de professor, distribuídas por nível de ensino: Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental Séries Iniciais e Finais, Ensino Médio e Educação Profissional. Os salários variaram de R$360 a R$421,13, para carga horária de 20 horas semanais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário